residentes e equipe #1

Em 2016, a Zona LAMM recebeu Claúdia Manzo (Chile/Brasil), Diana Restrepo (Colômbia), Jenn del Tambó (Colômbia), Naiara Armendáriz (Argentina), Nath Rodrigues (Brasil) e Orito Cantora (Colômbia) para uma residência de três semanas em Belo Horizonte/MG, no Brasil. Conheçam as residentes da Zona LAMM #1.

claudia-manzo
Claudia Manzo I Belo Horizonte I Brasil

Formada em canto no Chile, sua terra natal, transita entre a música latina e outros universos musicais. É cantautora, preparadora vocal de grupos de teatro, diretora musical de espetáculos, professora de canto e idealizadora do Bloco de Carnaval “Bruta Flor”, de Belo Horizonte, cidade onde reside atualmente. Está na fase de produção da gravação do seu primeiro disco, com musicas autorais.

diana-restrepo
Diana Restrepo I Bogotá I Colômbia

Iniciou seus estudos de Percussão em 1985, em Paris. Como percussionista, passou pela interpretação de repertórios clássicos, populares e contemporâneos e por montagens e criações experimentais. Em 2010, sua busca por expandir seu trabalho para além da percussão encontrou a performance e a criação sonora, trazendo para sua música argumentos sobre a memória e o esquecimento, seu principal tema de investigação.

jenn-del-tambo
Jenn del Tambó I Barranquilla I Colômbia

Percussionista fundadora, coordenadora e oficineira da ‘Fundación Red de Tamboreras de Colombia’, tem como base de sua pesquisa e criação as músicas afro-indígenas do caribe colombiano. A musicista carrega em seu trabalho a mensagem de cura, reparação dos tecidos culturais e igualdade de gênero, por meio dos coros e ritmos tradicionais. Jenn viaja toda a Colômbia repassando os toques da música tradicional do caribe colombiano a mais mulheres.

naiara-armendariz
Naiara Armendáriz I La Plata I Argentina

Bacharel em Música formada pela escola de Belas Artes da Universidad Nacional de La Plata e professora de Etnomusicologia formada pelo Conservatório Superior de Música Munuel de Falla (Buenos Aires I Argentina). Aprofundou seus estudos em canto, percussão, piano, danças e acrobacia e pesquisou músicas de diversas culturas ancestrais do mundo. Hoje, dedica-se especialmente à investigação e transmissão das músicas e danças étnicas e folclóricas da América Latina e África.

nath-rodrigues
Nath Rodrigues I Belo Horizonte I Brasil

Atriz-cantora-instrumentista em espetáculos cênico-musicais, tais quais: Madame Satã e Oratório – a saga de Dom Quixote e Sancho Pança, e cantautora nos grupos Pé de Amora e NEGR.A – Coletivo Negras Autoras.

orito-cantora
Orito Cantora I Barranquilla I Colômbia

Cantautora e percussionista folclórica da Barranquilla I Colômbia, com pesquisa há mais de 17 anos em músicas tradicionais. Com diversas participações em festivais, conferências, feiras, oficinas e outros eventos de música nacionais e internacionais, desenvolve em sua trajetória o foco na música afro-colombiana.

EQUIPE . #1

A Zona LAMM #1 aconteceu com o envolvimento visceral de um grupo de mulheres de diversas áreas, engajadas na produção da residência e do conteúdo criativo. Mulheres das artes visuais, audiovisual, produção cultural, comunicação, música e técnica de áudio. Conheça a equipe Zona LAMM #1.